quarta-feira, outubro 19, 2016

Que soninho bom...


Muitas mamães têm a mesma dúvida nos primeiros anos do bebê: 
"Qual o segredo para o meu bebê dormir a noite inteira?"
"Como fazer para que meu filho durma em seu quarto sozinho?"
Será que existe realmente algum segredo? Alguma fórmula mágica?
A primeira coisa que devemos saber é que as crianças aprendem muito rápido! Basta ensiná-los e com paciência e determinação eles saberão como dormir!
Mas... como assim ensinar a dormir?
Bom, vamos por partes.... 
No segundo semestre de vida, o bebê fica envolvido com muitas aquisições novas e excitantes e por isso pode ter dificuldades para pegar no sono tanto durante o dia quanto à noite, e pode também acordar algumas vezes durante o sono.
Outra questão importante é que cada bebê é único, com necessidades individuais. Cada caso é um caso! A família interfere bastante nos hábitos da criança, pois cada um têm uma rotina diferente.
Ele pode ter se acostumado a dormir sozinho, na sua própria cama; ter um "cheirinho" ou brinquedo favorito, que o ajude e o acompanhe na hora de dormir. Muitos padrões que já estão incorporados, mais difícil fica em modificá-los com o passar do tempo.


Alguns nascem prematuros e necessitam ficar mais no quarto dos pais nos primeiros meses, outros são acostumados desde cedo a compartilhar a mesma cama dos pais e muitos pais ficam inseguros nesses primeiros meses e não desgrudam do bebê e daí quando vê a criança não quer dormir sozinha, pois afinal é muito mais acolhedor ficar com os pais!
Segundo algumas dicas da Dra. Erica Mantelli, é muito importante para o bebê que ele tenha seu espaço, seu quartinho. No início dessa adaptação será difícil, tanto para o bebê como para os pais, então requer tempo para a mudança da rotina.
Vá estipulando períodos determinados para que o bebê fique em sua cama, como ao acordar por exemplo. É muito gostoso tirá-lo do berço e levá-lo para sua cama ao amanhecer, mas durante a noite ele deve ficar no berço.
Confie na babá eletrônica (isso é sério rsrs) e ouça as necessidades do seu filho. Muitas vezes eles só querem atenção da mãe... Conheça o ritmo do sono de seu bebê. Quando alterna os ciclos de sono leve ou superficial com os de sono profundo, ele pode lhe dar a impressão de que está acordado. É possível que acorde a cada 4 horas. Você deve atendê-lo sempre para que ele saiba que pode contar com você quando precisar. Porém não é necessário que o tire do berço e o pegue no colo. O ideal é que não faça isso.
Se o bebê dorme durante o dia, deixe as janelas abertas e/ou luzes da casa acesas. Não precisa ficar tudo em silêncio enquanto ele dorme. Deixe a TV ligada. Isso é importante para que ele diferencie entre cochilo do dia e dormir a noite que já requer um "ritual", como: banho de ufurô, shantala, música pra relaxar, falar baixo, movimentos calmos.... Veja o que melhor se adapta a vocês.


Dormir durante o dia ajuda a criança a dormir melhor a noite, pois não ficam tão esgotados e têm uma qualidade melhor do sono.
Depois do banho, coloque o pijama, dê de mamar (uma boa mamada faz diferença para que ele durma melhor) e leve-o ao berço já relaxado. Se preferir que durma em seu colo tudo bem, mas transfira-o em seguida para o berço. Isso apenas por um período ok, pois assim que for para a escola será diferente. Lembre-se disso!
Muitas vezes será necessário colocá-lo no berço ainda acordado. Os primeiros dias serão difíceis, mas aos poucos a criança acostuma (e  a mamãe também rsrs).
Não é necessário deixá-la chorando. Precisa de sentir acolhida para que tenha uma adaptação segura. Faça desse momento algo tranquilo e prazeroso.
Aos poucos, a criança irá sozinha para o berço e já se acostumará com o "ritual", com a rotina da casa. Conforme eles crescem, o período do sono aumenta e dormem mais. Os pais acostumam o bebê assim, conforme sua rotina. Eles aprendem a dormir sozinhos. Isso é natural.
Dormir bem é fundamental para o desenvolvimento do bebê (cognitivo, mental, afetivo...). Conforme eles crescem, passam por várias fases e seu cérebro está a mil com tantas mudanças. Vá com calma e paciência que tudo dará certo.
Não há fórmulas mágicas e nem segredos apenas sabemos que dormir bem faz bem tanto para o bebê como para toda a família.
Boa sorte com essas dicas e uma ótima noite de sono....zzzzzzzz




Nenhum comentário:

Postar um comentário