sexta-feira, setembro 30, 2016

Acompanhando o desenvolvimento do seu bebê - Comunicação e Linguagem



É natural, desde o nascimento dos filhos, uma espera ansiosa pelo pronunciamento das primeiras palavras do bebê. Essa etapa tão esperada deve ser vivida com paciência, pois o aprendizado das crianças, dos sons simples até a primeira palavra com significado, se dá em torno de um ano. As frases completas com argumentação coerente acontecem aos poucos no decorrer dos quatro primeiro anos de vida.

Desde que nascem, as crianças se comunicam por meio de sons, gestos, pelo choro, fazendo caretas, sorrindo, pressionando as mãozinhas, levantando os bracinhos...
Assim, os bebês expressam seus desejos e sentimentos e se comunicam com o meio em que vivem num diálogo sonoro e afetivo.

Os bebês, são ávidos pelo contato social desde os primeiros minutos de vida, respondendo a expressões em diversas formas de linguagem. Quanto mais informações oferecer ao bebê, melhor será seu desenvolvimento. Um dos aspectos mais importantes da linguagem é o da comunicação. Através da linguagem o bebê recebe e transmite informações, desejos, necessidades. É também através dela que o bebê se diverte e se aproxima das pessoas.

Seu bebê vai aprender aos poucos a usar palavras para descrever o que vê, ouve, sente e pensa na medida em que completa saltos de desenvolvimento mental, emocional e comportamental.

É importante que o bebê receba informação sonora variada, acompanhada de estímulo afetivo. Só assim ele tirará maior proveito das experiências que vivencia.
Ainda recém-nascido, olhe em seus olhinhos, sacuda suas perninhas e braços e mostre-lhe o quanto fica feliz com os barulhinhos que ele balbuciar. Provavelmente, ele ficará tão feliz que repetirá os movimentos e sons numa troca deliciosa entre mãe/pai e filho. Assim ele se sentirá amado e você atribuirá valor ao seu desenvolvimento.

Os pais devem ter em mente que cada criança tem seu próprio estágio de desenvolvimento, e nem todas evoluem da mesma forma.

Dicas para incentivar a conversa com o bebê


- Escolha brinquedos sonoros variados: chocalhos, tambores, pianinho....
- Enquanto o bebê "toca", você canta.
- Coloque um música animada e acompanhe o ritmo de suas canções batendo palmas, batendo com os dedos em uma caixinha ou móvel ou batendo com os pés no chão.

Essas brincadeiras, desenvolvem a linguagem, valorizam os sons e gestos, estimula a comunicação e o melhor: diverte!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário