sexta-feira, junho 22, 2012

Peso de porta Matrioska

Pra inspirar essa #sextacriativa, uma Matrioska cheia de charme!!!!
Não sei exatamente quando comecei a me apaixonar por essas bonequinhas, mas hoje elas me encantam e estão aqui no meu atelier. 
Já vi vários modelos e em diversos lugares, enfeitando o mundo craft, como chaveiro, apliqués em bolsas e camisetas, necessaires, em louças e onde mais a imaginação te levar.
Como acho fofas e interessantes, leio muito sobre sua origem. Já li algumas histórias sobre sua existência. Elas são, sem dúvida, o souvenir russo mais famoso. Originalmente, são as simpáticas bonecas pintadas em madeira.
Li outro dia, pesquisando sobre elas, uma história muito fofa que me deixou com vontade de compartilhar com vocês:
"Conta a lenda que um senhor que esculpia e vendia bonecas, uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou-a para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu a ela o nome de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava à Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então, o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê junto dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor a fazer uma nova boneca que colocou dentro da Trioshka, e desta vez o bebê se chamava Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noite seguinte Oshka pediu um bebê, e seu pedido foi atendido. Só que dessa vez, pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele, e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não pediria bebê novamente."

Essa, eu fiz como peso de porta. Coloquei plumante pra ficar fofa e areia no fundo para ficar pesadinha.



Saiba como participar da #sextacriativa visitando o blog  do assim, sim!

10 comentários:

  1. Olá Lu, passei no #sextacriativa e vim direto para cá!Usei tecido com matrioskas também para a minha participação. Sua boneca está linda! Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei a lenda! E sua matrioska está linda :)
    Beijos
    Taís

    ResponderExcluir
  3. Linda mesma, as cores escolhidas as estampas maravilhosas, vou procurar um molde e fazer uma tb.

    bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gélia!
      Gostei muito da decoração pro dia dos namorados.
      Bjos

      Excluir
  4. Também sou apaixonada por essas bonequinhas, a sua ficou linda! Parabéns! Beijos apimentados

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lu, você me convidou e já estou aqui... Miga, lindíssimos seus trabalhos, e que capricho... Que DEUS continue te iluminando e sucesso sempre!!! Beijos!!!
    Andréia Godinho

    ResponderExcluir